Os benefícios para a saúde através das pimentas

As pimentas são os frutos das plantas do gênero Capsicum. As pimentas Chili Peppers são originárias de Goiás, mas são cultivadas em todo o mundo, como Filipinas, Índia, China, Indonésia, Japão, Coréia, Espanha e México. As substâncias que dão intensidade às pimentas quando ingeridas são a capsaicina e vários produtos químicos relacionados, chamados coletivamente de capsaicinoides.

Benefícios Molho de Pimenta Chili Pepper

Para bom apreciador, uma gotinha de pimenta basta! Presença certa em mercadões, lojinhas artesanais ou até mesmo nos principais supermercados, as pimentas literalmente estão na boca dos brasileiros. E tem para todos os gostos! As mais fraquinhas são capazes de atrair os paladares mais sensíveis desacostumados com a ardência intensa; as mais fortes desafiam até os mais corajosos e podem fazer suar a camisa; as de cheiro embelezam a comida e conferem um odor todo especial aos mais diversos pratos.

Termogênico natural, essa iguaria de inigualável sabor característico pode retardar o envelhecimento, diminuir as taxas de colesterol e até ajudar a prevenir o câncer. Muito bacana, não é mesmo? Se você ficou interessado, prossiga com a leitura e conheça alguns dos diversos benefícios da pimenta para o nosso organismo.

Felicidade, Bem-estar, Conforto, Humor e Alegria

A capsaicina tua no cérebro estimulando a produção de endorfina. Os níveis hormonais adequados são essenciais para a saúde física e psicológica. A endorfina, hormônio produzido pela glândula hipófise, ajuda no combate do estresse, pois tem ação analgésica e relaxante, quando liberada estimula a sensação de felicidade, bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Excelente remédio na antiguidade

Engana-se quem crê que as propriedades quase miraculosas da pimenta sejam descobertas da ciência moderna. Muito pelo contrário—esse pungente alimento já era usado a favor da saúde humana muito antes dos nossos bisavós terem sequer nascido! Como? A iguaria foi uma das bases da medicina tradicional árabe, grega e romana. Isso mesmo, bem antes da primeira farmácia surgir oficialmente, a pimenta já era usada no combate e na prevenção de doenças.

Princípio ativo poderoso

Bem antes dos remédios para dor de cabeça começarem a pipocar em todas as esquinas, a pimenta era usada como um eficaz analgésico e energético natural. O segredinho por trás disso tudo é uma poderosa substância chamada de capsaicina, que é o princípio ativo da pimenta. Esse nome complicado e pouco atraente esconde verdadeiras maravilhas! O composto tem a curiosa (e útil) capacidade de reduzir ou inibir os sinais elétricos da dor. Por isso, quando a enxaqueca ameaçar bater na porta, por que não trocar o remédio por um pouquinho de pimenta?

Contra o envelhecimento

Forte aliado no combate aos radicais livres, uma das propriedades mais interessantes da pimenta é a de ser antioxidante e um poderoso anti inflamatório. Sua capacidade de retardar o envelhecimento do nosso organismo. Isso acontece porque o condimento é riquíssimo em vitaminas A, B1, B2, C, E, Niacina e em um composto especial chamado de bio flavonóide. Quer manter-se saudável e prevenir o surgimento de doenças de generativas, tais como o Alzheimer, o Parkinson, e até do câncer? Porque não dar uma apimentada nas refeições na hora do almoço?

Amiga do emagrecimento

Poderoso termogênico natural, a pimenta é capaz de acelerar o metabolismo do nosso organismo, favorecendo a queima de gordura, o aumento do gasto calórico e, por tabela, o emagrecimento. Dê preferência ao uso da pimenta vermelha durante as refeições, pois ela estimula o sistema nervoso, aumentando a liberação de adrenalina, catecolaminas e noradrenalina, diminuindo o apetite e a ingestão de calorias.

Quer perder uns quilinhos? Associe atividade física e alimentação balanceada ao consumo moderado de pimenta! Isso mesmo! Que tal separar aquele abacate maduro, preparar um delicioso guacamole e promover um delicioso e saudável jantar mexicano saudável — mas tem de ser levemente picante, hein? Os benefícios poderão ser incontáveis!

Amiga do Coração

O uso moderado da pimenta pode auxiliar, e muito, na manutenção da saúde cardiovascular. Por que isso acontece? Dentre os inúmeros benefícios do alimento, a pimenta reduz a formação de coagulos no sangue e é vasodilatadora podendo manter sob controle as taxas de triglicerídeos e colesterol. O condimento também pode ajudar a regular a pressão arterial! Que tal arriscar a sorte com uma sopinha apimentada? Ou preparar um molho picante? O temperinho extra pode fazer toda a diferença!

Dica da Chili Pepper

Associe a pimenta ao açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma, pois ele também possui um principio ativo (fitoquímico) super preventivo, mas pouco absorvível pelo nosso organismo. Quando associamos pimenta, garantimos essa absorção.

Associe a pimenta ao açafrão da terra, conhecido também como cúrcuma, pois ele também possui um principio ativo (fitoquímico) super preventivo, mas pouco absorvível pelo nosso organismo. Quando associamos pimenta, garantimos essa absorção.